Por mais que planejemos nosso orçamento, imprevistos sempre acontecem. É um encanamento que precisa de manutenção, um arranhão no carro que você acabou de comprar, um eletrodoméstico que precisa de reparo e por aí vai.

Mas, pense bem: se cuidamos tanto de nossos bens materiais, por que não proteger nossa família ou quem depende financeiramente de nós?

É aí que entra o seguro de vida, servindo para dar maior segurança não só a nós mesmos como também às pessoas que amamos.

E tem mais: sabia que existe um plano diferenciado que traz facilidades extras para empresas e colaboradores que desejam tomar essa iniciativa?

Estamos falando do seguro de vida coletivo. Quer entender a diferença entre as modalidades individual e coletiva e aproveitar para aprender a fazer a melhor escolha para suas necessidades? Acompanhe!

O que difere o seguro de vida coletivo do individual?

O seguro de vida individual envolve duas partes: a seguradora e o segurado. Uma vez contratado, o cancelamento tem que ser negociado previamente com o cliente.

Se a escolha for pela cobertura vitalícia, por exemplo, significa que a validade da proteção financeira é para a vida toda. Assim, apenas o segurado pode cancelar o contrato, desde que cumpridas as regras previstas.

Já uma apólice de vida em grupo conta com a figura do estipulante, que é o representante dos segurados. É ele quem assina contrato com a seguradora e inclui quantas pessoas quiser.

Aqui, ao contrário do seguro de vida individual, a apólice é renovada de tempos em tempos, momentos em que tanto a seguradora quanto o estipulante têm o direito de não renovar o contrato.

A verdade é que ambas as soluções têm sua utilidade e foram criadas para funções diferentes. Enquanto a apólice de seguro de vida individual, como o próprio nome já diz, é a melhor opção para quem quer proteger financeiramente a si ou a seus dependentes, a apólice de vida em grupo é melhor para empresas que desejam oferecer esse benefício a seus funcionários.

Mas por que as empresas precisam investir nesse benefício? Que vantagens elas ganham com isso? E seus colaboradores, como se beneficiam? Pois é o que veremos a partir de agora!

Quais as vantagens do seguro coletivo?

Como vimos rapidamente, o seguro coletivo se propõe a assegurar o bem-estar dos colaboradores de determinado negócio. Sendo um serviço orientado para um grupo, fornece um atendimento mais amplo e barato. Confira só!

. Comodidade e custo mais acessível

Vamos começar falando sobre a principal vantagem dessa modalidade: o preço. Como se trata de uma única apólice para vários segurados, a instituição acaba fornecendo valores especiais, muito mais acessíveis.

Esse seguro pode ser pago pelos próprios funcionários ou associados. Nesse caso, o pagamento geralmente é descontado na folha, o que torna o procedimento muito simples e cômodo.

Mas esse valor também pode ser pago integralmente pela empresa ou de forma compartilhada com os funcionários. Aliás, são muitas as organizações que usam o seguro como estratégia para atrair talentos e melhorar o clima organizacional — como veremos.

. Atração e motivação dos colaboradores

Para realmente se destacar no seu nicho de atuação, é indispensável contar com profissionais de ponta. Aí é que costuma surgir o problema, já que muitas empresas têm dificuldade para atrair talentos para seu time.

E o diferencial negativo, nesse caso, pode estar justamente na falta de benefícios que o negócio oferece a seus funcionários.

Saiba: hoje em dia, o capital humano deseja mais que apenas bons salários. Os colaboradores procuram qualidade de vida e tranquilidade para trabalhar.

E o seguro de vida é um elemento que pode proporcionar esse clima organizacional positivo. É claro que, consequentemente, isso se reflete também na produtividade das equipes.

. Proteção e segurança para as famílias

O seguro de vida coletivo não é um benefício que se restringe somente aos profissionais em si, mas que também traz maior segurança para suas famílias. Assim, caso ocorra algum incidente que deixe o funcionário impossibilitado de cuidar de seus entes queridos, o seguro entra em cena, dando o suporte necessário.

Embora possa variar bastante, a cobertura por morte natural ou acidental é uma garantia básica. Existem, no entanto, algumas coberturas adicionais, tais como:

• invalidez permanente total ou parcial por acidente;
• invalidez funcional permanente total por doença;
• morte de cônjuge ou filhos;
• auxílio-alimentação;
• doença congênita de filhos;
• diária por incapacidade temporária acidental;
• despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

Vale ressaltar ainda que, como os valores recebidos pelo seguro de vida não estão incluídos no inventário, os dependentes conseguem recebê-los imediatamente, livre de impostos e exatamente na hora em que mais precisam.

Os colaboradores e suas famílias recebem proteção financeira, portanto, quando estão mais vulneráveis.

. Desconto no Imposto de Renda

Os custos relacionados ao pagamento de seguro de vida coletivo são categorizados como despesas operacionais. Sendo assim, caso a empresa opte pelo Lucro Real como regime de tributação, os valores pagos pelo plano podem ser descontados integralmente no cálculo do Imposto de Renda para PJ.

Convencido das vantagens que o seguro de vida coletivo pode trazer para você e para seus colaboradores? Então continue de olho para conferir algumas dicas valiosas sobre como escolher um plano com tranquilidade!

Fonte: https://www.mongeralaegon.com.br/blog/educacao-financeira/artigo/seguro-de-vida-individual-ou-coletivo

 

Share This