O ano de 2017 foi marcado pela acentuada profissionalização do mercado Pet do país, o que ajudou o setor a faturar R$ 32,92 bilhões neste ano, segundo dados do Instituto Pet Brasil. De acordo com a entidade, os destaques estão no varejo especializado (pet shops), que representa a maior fatia no desempenho do setor, com R$ 26,61 bilhões. Os dados mais recentes revelam que, com os cães, o gasto mensal médio é de R$ 338,76. Já em relação aos felinos, o gasto médio é de R$ 196,56 mensais.

Esses números mostram a abrangência deste setor pet e as oportunidades que o mercado de seguros pode aproveitar. Tanto que há quem vislumbre esse setor há anos, como é o caso da Liberty Seguros, que passou a oferecer produtos pet em dois momentos, há mais de 15 anos, com a inclusão de assistências para pets como um serviço complementar em apólices do segmento de Vida e Residencial, e em 2012, quando desenvolveu o seguro empresarial específico para Pet Shops, segundo o diretor de massificados da Liberty Seguros, Mario Cavalcante.

“A cobertura para pets é um serviço complementar dos seguros de Vida e Residencial. Em ambas as apólices, oferecemos assistências ao animal de estimação com diversos serviços, como assistência veterinária, ‘leva e traz’, envio de ração para o domicílio, indicação de clínicas veterinárias, indicação de Pet Shops, indicação de serviços de banho e tosa, organização de funeral ou cremação, e hospedagem de animais. Estes serviços podem variar entre os produtos dos dois segmentos e, para utilizá-los, basta entrar em contato com a assistência 24 horas da Liberty e solicitar o serviço”.

 

Já o seguro empresarial Pet Shop foi desenvolvido pensando nas necessidades dos estabelecimentos que cuidam do bem-estar dos animais, conta Cavalcante. “Com coberturas e assistências específicas de acordo com a necessidade do empresário – como coberturas de Responsabilidade Civil e Deterioração ou Contaminação de Vacinas em Ambientes Frigorificados e assistências como hotel para animais em caso de sinistro no Pet Shop segurado e técnico em reparo de jaula”. Hoje, segundo ele, “os produtos comercializados pela companhia que cobrem pets são o seguro empresarial para Pet Shops e os serviços complementares para este nicho dentro das apólices de residência e vida”.

Na Porto Seguro, o seguro pet teve início em 2015, com os Produtos Light, Plus, Total e Premium. “Em 2016, criamos o Pet Senior com foco em Pets com 9 anos ou mais e, em 2018, criamos o Pet Basic, um produto com cobertura mais restrita e preço inferior ao do Light”, explica o presidente da Porto Seguro, Roberto Santos.

Atualmente, a companhia também tem em sua carteira o seguro pet transportes e empresarial. “O Transporte Mais Simples Produtos para Pets é uma opção voltada para micro e pequenas empresas que fabricam, distribuem ou comercializam produtos para pet shops (com exceção de animais) e que movimentam até R$ 3 milhões mensais em cargas”.

Dentro do seguro empresarial da Porto Seguro, existe um produto específico para pet shops e clínicas veterinárias. De acordo com Santos, essa segmentação conta com coberturas para esse mercado, além das coberturas tradicionais de um seguro para empresas, como incêndio, danos elétricos, lucros cessantes e subtração. “Uma das coberturas específicas mais importantes para esse nicho é a de responsabilidade civil que abrange animais. Se o estabelecimento causar algum dano aos animais que estão sob sua responsabilidade, seja em cuidados de banho e tosa, ou no transporte dos animais entre o estabelecimento e o destino, a seguradora garante esses danos causados a terceiros, as despesas médico-veterinárias e também funerárias”.

Outras coberturas da companhia são a de equipamentos de pet shop em trânsito e a de contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados. “Vale lembrar que o mercado de pets no Brasil vem crescendo a cada ano, mesmo em períodos de recessão. Somos o terceiro país do mundo com o maior faturamento neste mercado e temos mais de 100 mil pontos de venda de produtos pet, sendo que 40% são pet shops, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O mercado a explorar é muito amplo e as oportunidades estão perto de nós”, comenta o presidente da Porto.

Assistência

A SulAmérica iniciou suas atividades com a assistência pet em setembro de 2017. O serviço oferece cuidados para animais de estimação, cães e gatos, e está inserido no Plano Superior da Assistência 24 horas do seguro residencial. “O Assistência Pet permite aos tutores ter mais comodidade e facilidade no cuidado com seus animais. Entre as opções estão o envio de ração, consulta veterinária, transporte veterinário emergencial, hospedagem de animais, aplicação de vacinas em domicílio e assistência funeral”, conta o vice-presidente de Auto e Massificados, Eduardo Dal Ri, que completa: “Além disso, o segurado também conta com um concierge que fornece informações sobre vacinas necessárias, pet shops, adestramento, laboratórios de análises clínicas, banho, tosa, e até onde encontrar reiki para pets”.

No caso de pet shops, a SulAmérica conta com um seguro empresarial personalizado para este segmento de atuação, de acordo com Dal Ri. “Além da cobertura básica contra furtos, roubos e incêndios, a companhia garante proteção para a deterioração de vacinas e medicamentos e oferece a Responsabilidade Civil Pet Shop, que garante cobertura para casos de danos aos animais deixados sob responsabilidade do estabelecimento”.

A insurtech Kakau Seguros, desde o início de sua operação, em outubro de 2017, tem seu foco para o seguro pet, como uma assistência com um motivacional forte, para o assinante Kakau, que busca agilidade, possui um estilo de vida dinâmico, gosta ou possui pets. “Começamos com um seguro por assinatura residencial e outro para smartphones e tablets”, conta Diogo Russo, Co-Fundador da Kakau Seguros.

De acordo com ele, a seguradora atual mantém até 35 assistências, disponíveis dentro do Kakau Residencial, que se subdivide entre: Kakau Livre, Kakau Estilo e Kakau Pleno.

Oportunidade para os corretores

A Kakau criou um novo canal de aquisição, onde a figura do corretor continua muito importante, segundo Russo. “Muitos corretores nos ajudam a adquirir novos assinantes, pela facilidade de aquisição, que leva no máximo dois minutos, e flexibilidade da assinatura mensal. Assim, os corretores parceiros podem incluir um produto diferenciado ao seu portfólio, de forma fácil”.

A população de pets no Brasil é a 2ª maior do mundo, de acordo com dados da ABINPET, “o que mostra que este é um mercado a ser explorado, com o objetivo de atender às necessidades deste público”, segundo Mario Cavalcante, da Liberty Seguros.

Para o presidente da Porto Seguro, Roberto Santos, alguns lares brasileiros ainda não oferecem aos animais os mesmos cuidados com a saúde que oferecem para os humanos, “muitas vezes por não saberem que é possível, por exemplo, que seus pets possam ter um plano de saúde igual ou até mesmo superior ao que temos a nosso dispor”.

O vice-presidente de auto e massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri, reforça que essa é uma oportunidade para o corretor aumentar sua carteira. “Este é um nicho com grande potencial para gerar ainda mais negócios para o corretor e pode complementar ainda mais seu portfólio de ofertas de soluções de seguros para seus clientes”.

Fonte: http://www.revistacobertura.com.br/artigo/universo-pet-e-suas-oportunidades-para-o-mercado-de-seguros/

 

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