Saiba quais os custos e coberturas do seguro para restaurantes e bares e descubra se vale a pena para seu negócio
O número de restaurantes e bares tem crescido. Com isso cresce também a necessidade desses locais se prevenirem de riscos característicos do ramo, como deterioração de alimentos em  ambientes frigorificados, danos aos equipamentos da cozinha e até (infelizmente) o risco de arrastões e outras situações inesperadas. O seguro para restaurante e bares é uma forma de se proteger desses e outros riscos, com custos e coberturas adequados para seu negócio.

Preparamos este artigo com o resumo das principais informações sobre o seguro para restaurantes e bares. Se você tiver dúvidas, não deixe de escrever nos comentários ou nos contatar pelo telefone (11) 2323-0388 ou (11) 2323-3778.

 

Como funciona o seguro para restaurantes e bares?

O seguro para restaurantes e bares funciona exatamente como um seguro empresarial normal, no qual a empresa contrata um seguro com as coberturas desejadas. Caso aconteça um sinistro, receberá indenização da seguradora no valor limite contratado.

A diferença no seguro para restaurantes e bares está na possibilidade de contratar coberturas exclusivas para estes tipos de negócio. Essas coberturas exclusivas abrangem riscos a que restaurantes e bares estão mais sujeitos, como você pode conferir abaixo.

Quais as coberturas?

Todo seguro, de qualquer tipo, tem coberturas básicas e coberturas opcionais. Coberturas básicas são aquelas obrigatórias e, no caso de seguro de restaurantes e bares, são cobertura contra incêndio, raio, explosão e queda de aeronaves. Já as coberturas especiais podem ser de vários tipos, como cobertura de danos a painéis e luminosos, danos elétricos, lucros cessantes e despesas fixas, etc.

No seguro para bares e restaurante, além das coberturas básicas e coberturas opcionais, você conta também com coberturas exclusivas, como estas abaixo:

  • Equipamentos e utensílios de cozinha:  Equipamentos como fogões, por exemplo, e quebra de porcelanas, cristais e louças (como copos, pratos, xícaras, jarros etc.)
  • Impacto de veículos em mobiliado: Se, por exemplo, seu restaurante tem mesas e cadeiras na área aberta ou semi-aberta, o seguro cobrirá danos por impacto de veículos no local. Também cobre danos por vendaval.
  • Subtração de bens e valores (“seguro contra arrastões”): Garante roubo/furto qualificado de equipamentos, mercadorias e valores dentro do estabelecimento segurado.
  • Responsabilidade Civil para Restaurantes e Bares: Muito importante, essa cobertura reembolsa os prejuízos de situações em que o segurado é responsabilizado civilmente por danos causados pelo fornecimento de comidas e bebidas dentro e fora do estabelecimento.
  • Veículos estacionados no estacionamento do restaurante: Cobre riscos como incêndio, explosão e danos por objetos.
  • Contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados: Em caso de problemas no frigorífero em durem mais de 24h, causando dano a mercadoria armazenada, o seguro cobrirá.
  • Perda do ponto comercial: Em caso de perda do ponto comercial, as despesas para adquirir outro ponto estão amparadas na cobertura de despesas fixas. O valor máximo de cobertura, nesse caso, é de 10% do limite máximo contratado.
  • Roubo de bens e mercadorias em trânsito: Cobertura exclusiva para bufês, garante bens, mercadorias e matérias-primas durante o transporte, desde que feitas com veículo próprio da empresa.
  • Responsabilidade civil do empregador: Garante a cobertura de prejuízos decorrentes de danos causados ao empregado durante o exercício da atividade, que venha a levar a morte ou invalidez permanente.

Como você pode ver, são muitas coberturas especiais, todas elas muito importantes para um restaurante ou bar visto que estão bastante sujeitos a esses riscos. Quando o estabelecimento faz um bom seguro, está não só garantindo sua estabilidade financeira em caso de imprevistos, como também é uma forma de mostrar responsabilidade social, na medida em que as coberturas ajudam a proteger seus empregados e clientes.

Quais os custos do seguro?

O custo do seguro varia de acordo com o valor máximo de indenização contratado. Quanto maior o valor segurado, maior será o preço. O importante, neste caso, é avaliar as necessidades de seu negócio, contratando um valor máximo que seja o suficiente para você restabelecer seu negócio mesmo diante da pior situação possível.

Muitas pessoas nem imaginam, mas o preço do empresarial em geral, e do seguro de restaurantes e bares, especificamente, é extremamente acessível.

Fonte: https://blog.muquiranaseguros.com.br/seguro-para-restaurantes-quais-os-custos-e-coberturas/

 

Share This