Falar nos melhores seguros residenciais é muito difícil, isso porque consumidores costumam ter percepções diferentes sobre os serviços e as necessidades podem interferir nos resultados.

Para tentar fazer um levantamento que represente melhor a realidade, fizemos duas pesquisas diferentes.

Uma delas seguiu uma pesquisa feita pelo Proteste e outra levou em consideração a percepção dos clientes.

10 melhores seguros residenciais, de acordo com o Proteste

O levantamento reuniu uma pesquisa com 124 apólices comercializadas por 10 seguradoras, em diferentes cidades do país.

Foram pesquisados perfis que consideram a proteção para prédio, conteúdo e prédio mais conteúdo.

Os cenários também foram limitados e incluem:

  • Apartamento de veraneio em Boa Viagem (Recife/PE) com cobertura de 90 mil reais para prédio e 10 mil reais para conteúdo;
  • Casa em Parque Copacabana (Belo Horizonte/MG) com cobertura de 118 mil reais para prédio e 12 mil reais para conteúdo;
  • Casa de veraneio em Pernambuco (Guarujá/SP) com cobertura de 135 mil reais para prédio e 15 mil reais para conteúdo;
  • Apartamento no Recreio (Rio de Janeiro/RJ) com cobertura de 160 mil reais para prédio e 20 mil reais para conteúdo;
  • Casa em Bela Vista (Porto Alegre/RS) com cobertura de 205 mil reais para prédio e 25 mil reais para conteúdo;
  • Apartamento em Vila Clementino (São Paulo/SP) com cobertura de 220 mil reais para prédio e 30 mil reais para conteúdo.

A seguradora HDI foi a que ofereceu o melhor custo-benefício em 5 dos 6 itens avaliados e foi classificada como a escolha certa.

Já a Bradesco foi eleita a melhor por ser mais completa, porém, deixou a desejar em relação à cobertura contra alagamento.

Veja como ficou o ranking geral:

10 melhores seguros residenciais de acordo com o Proteste

Imagem: Proteste

10 melhores seguros residenciais, de acordo com o Reclame Aqui

Outra forma de analisarmos os melhores seguros residenciais é verificando a opinião dos clientes de acordo com as reclamações registradas no site Reclame Aqui nos últimos 6 meses, sendo que o levantamento foi realizado em agosto de 2019.

O site avalia diferentes critérios conforme o que os usuários registram e atribui uma nota para a seguradora, é essa que usaremos para estabelecer o ranking.

Nessa pesquisa consideramos as seguintes seguradoras: Allianz, BB seguros, Bradesco Seguros, BV seguros, Caixa seguradora, Cardif, HDI, Itaú Seguros, Liberty, Mapfre, Porto Seguro, Santander, Unimed Seguradora, Sicoob, Sicredi, Sompo, Seguros SURA, Tokio Marine, Youse e Zurich.

Vale ressaltar que muitas das empresas de seguro para casa possuem mais de um produto e não apenas o seguro residencial, nesse caso, podem ter sido avaliados outros produtos que resultaram na nota final da seguradora.

Veja quais foram as que se destacaram como melhores de acordo com as suas notas, no caso de empate foi utilizada a ordem alfabética para criar o ranking.

1º lugar – Cardif

Cardif

A Cardif ficou com o primeiro lugar no ranking com a nota média de 8,6 e classificação “RA1000”, a maior fornecida pelo site.

No período analisado foram realizados 1.1138 registros sendo que 99,9% deles foram respondidos e 93,6% solucionados.

O percentual de clientes que voltariam a fazer negócio é de 70,8% e a nota média que o consumidor deu a empresa é de 7,76.

As reclamações mais frequentes são: demora no andamento do processo, demora na execução, estorno do valor pago e reembolso.

2º lugar – Sompo

Sompo

A Sompo aparece empatada em relação a nota, possui também 8,6 e a classificação “RA1000”.

Nos últimos seis meses ela teve 234 reclamações registradas, 100% delas foram respondidas e o índice de solução chegou a 93,5%.

71,7% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa e atribuíram a ela nota média de 7,87.

Os principais problemas que resultaram em reclamações foram: demora no andamento do processo, demora na execução, sinistro e liberação de reparos.

3º Lugar – Caixa seguradora

Caixa seguradora

A Caixa seguradora aparece na sequência com nota 8,4 e a classificação “ótimo”.

Durante o período pesquisado ela teve 1.181 registros realizados e apenas 5 reclamações não foram respondidas.

Em relação ao índice de solução ele fica em 91,1% e de clientes que voltariam a fazer negócio com a empresa em 69,6%.

Os tipos de problemas com maior incidência são: cobrança indevida, estorno do valor pago, cancelamento de apólice e reembolso.

4º lugar – Itaú Seguros

Itaú Seguros

A Itaú Seguros obteve nota 7,8 e classificação “bom”, sendo que essa é a que a maioria das seguradoras da ranking conseguiram.

O número de reclamações é de 342 e 100% delas foram respondidas.

O índice de solução ficou em 81,1%, de clientes que voltariam a fazer negócio em 72,1% e a nota média dos clientes é de 6,41.

Dentre os casos que ocorrem com mais frequência está: sinistro, cobrança indevida, maus atendimento e cancelamento de apólice.

5º lugar – Santander

Santander

O Santander possui um número alto de reclamação, são 15.832, entretanto 99,6% foram respondidas e 81,3% dos casos solucionados.

Isso fez com que ele conseguisse obter a nota 7,7 do Reclame Aqui e 6,58 dos clientes, com 67,2% informando que voltariam a fazer negócio com a empresa.

As reclamações que ocorrem com mais frequência são referentes a: cobrança indevida, maus atendimento, qualidade do serviço prestado e valor abusivo.

6º lugar – Porto Seguro

Porto Seguro

Com nota 7,5 e classificação “bom”, a Porto seguro aparece em 6º lugar com 100% das reclamações registradas respondidas.

O índice de solução dos casos é de 80,5%, de clientes que voltariam a fazer negócio de 64,3% e a nota média do consumidor de 6,08.

As reclamações mais frequentes são: cobrança indevida, mau atendimento, qualidade do serviço prestado e anuidade.

7º lugar – Sicoob

Sicoob

Em 7º lugar aparece a Sicoob com nota 7,4, 604 reclamações registradas e avaliação do consumidor de 6,43.

Dos casos reclamados no site, 97,7% foram respondidos e 78,4% deles solucionados.

Em relação ao percentual de clientes que voltariam a fazer negócios, ele é um pouco menor, é de 58,8%.

As reclamações mais frequentes são: cobrança indevida, mau atendimento, qualidade do serviço prestado e demora na execução.

8º lugar – Bradesco Seguros

Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros teve 4.137 reclamações registradas e 100% delas foram respondidas e que resultou em uma nota média de 7,2.

Dos casos registrados 79,2% foram resolvidos e o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio é de 56,3%.

A nota média do consumidor ficou em 5,62.

Os maiores problemas encontrados são referentes a: demora na execução, cobrança indevida, estorno do valor pago e demora no andamento do processo.

9º lugar – HDI

HDI

A HDI ficou com a nota 7,2 e a classificação “bom”. No período ela teve 1.129 casos registrados e 80,7% deles foram solucionados.

Em relação aos clientes, 56% informaram que voltaram a fazer negócio com a empresa e atribuíram a ela nota média de 5,71.

Os principais problemas encontrados são: demora no andamento do processo, demora na execução, liberação de reparos e sinistro.

10º lugar – Liberty

Liberty

Na última posição do ranking aparece a Liberty também com a nota 7,2 e classificação “bom”.

A empresa teve 819 reclamações registradas, 100% delas foram respondidas e 81,1% dos casos solucionados.

Já os clientes atribuíram a ela nota média de 5,61 e 52,9% informaram que voltariam a fazer algum negócio.

Os principais problemas encontrados estão relacionados a: demora no andamento do processo, demora na execução, cobrança indevida e sinistro.

Agora que você já tem uma base para escolher a proteção para o seu lar, então leve em consideração a lista com os melhores seguros residenciais quando for fazer a sua adesão a um deles.

Fonte: https://www.smartia.com.br/blog/melhores-seguros-residenciais/

 

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